Grandes líderes já nascem líderes ou esta habilidade pode ser desenvolvida?
Os líderes podem desenvolver a excelência. E, atualmente, ser um grande líder requer conhecimento, perspicácia e uma série de habilidades interpessoais para motivar seu pessoal, superar desafios e apresentar melhor desempenho. Estas habilidades sociais estão agrupadas sob o leque da inteligência emocional.
As recentes pesquisas realizadas comprovam que os líderes com altos níveis de inteligência emocional podem melhorar o desempenho de suas equipes e aumentar o engajamento dos funcionários. Quanto mais desafiador e rápido for o clima organizacional e empresarial, mais os líderes precisarão recorrer às suas habilidades de inteligência emocional.
Os 4 comportamentos que os líderes emocionalmente inteligentes demonstram
Existem 12 competências de inteligência emocional e social que distinguem o desempenho excepcional em diversas funções e organizações, segundo o modelo ESCI (Inventário de Competências Emocionais e Sociais).
Esses são os comportamentos que permitem que as pessoas suportem as pressões de funções desafiadoras, lidem de forma eficaz com as mudanças e negociem as crescentes demandas profissionais. Eles foram agrupadas nas quatro categorias descritas a seguir:
1. Autoconsciência emocional
A autoconsciência descreve sua capacidade de reconhecer e entender suas emoções, motivações, pontos fortes e fracos. Ela permite que você mantenha esforços positivos ao longo do tempo, apesar dos contratempos. A autoconsciência emocional é competência que engloba essas habilidades. Esta é a base das demais competências e a prática de mindfulness é uma das abordagens essenciais para nos ajudar na autoconsciência e no autogerenciamento, que veremos a seguir.
- Autogerenciamento
Este comportamento descreve como você gerencia a sua experiência interna (pensamentos, emoções, percepções) e o seu comportamento (resposta aos gatilhos) com foco e controle. Abrange quatro competências:
- Autocontrole emocional — como você gerencia emoções e impulsos, mantendo a eficácia, mesmo em condições estressantes ou hostis.
- Orientação para resultados — mede o quanto você se esforça para atender ou exceder um padrão de excelência. As pessoas com uma forte orientação para a resultados sempre procuram maneiras de fazer as coisas melhor, estabelecem metas desafiadoras e assumem riscos calculados.
- Uma perspectiva positiva significa que você é capaz de ver o melhor nas pessoas, situações e eventos e de perseguir metas apesar dos obstáculos e contratempos.
- Adaptabilidade é a flexibilidade com a qual você lida com mudanças, faz malabarismos com várias demandas e adapta suas ideias e abordagens às condições variáveis.
3. Consciência Social
A consciência social abrange duas competências que o ajudam a reconhecer e compreender as emoções das outras pessoas.
- Empatia é a sua capacidade de perceber os sentimentos e as perspectivas dos outros, interessar-se ativamente por suas preocupações e captar sinais sobre o que eles estão sentindo e pensando.
- Consciência organizacional é a sua capacidade de ler as correntes emocionais e as relações de poder de um grupo, identificando influenciadores, redes e dinâmicas.
4. Gerenciamento de Relacionamentos
As cinco competências de gerenciamento de relacionamento afetam como motivamos os outros a trabalhar. Elas revelam como aplicamos nossa compreensão emocional em nossas relações com os outros.
- Influência é a capacidade de influenciar positivamente os outros e obter seu apoio, persuadindo-os ou convencendo-os.
- Coaching e mentoring estão relacionadas com a capacidade de dar feedback construtivo e apoio que promovam o aprendizado ou o desenvolvimento de longo prazo de outras pessoas.
- Gestão de conflitos é capacidade de ajudar os outros a superar situações emocionais ou tensas, expondo as divergências com tato e encontrando soluções que vencedoras para todos.
- Liderança inspiradora é a sua capacidade de inspirar e orientar indivíduos e grupos a darem o melhor de si para realizarem o trabalho necessário. Motiva a equipe para o esforço extra para alcançar excelência (extra mile).
- Trabalho em equipe é a sua capacidade de trabalhar com outras pessoas para um objetivo comum. Isso exige que você participe ativamente, compartilhe responsabilidades e recompensas e contribua para a capacidade geral da equipe.
Os líderes com alto grau de inteligência emocional melhoram geralmente o desempenho, a lucratividade e o recrutamento de talentos de suas organizações. E quanto mais competências ESCI os líderes desenvolverem, maior será sua flexibilidade para alternar entre estilos de liderança, de acordo com as circunstâncias.
No próximo artigo da série, abordaremos o impacto da inteligência emocional na liderança. Assine a nossa newsletter para continuar a receber os próximos artigos.
Este é o segundo de uma série de artigos que o ajudarão a entender a inteligência emocional, enfatizando sua importância na liderança.
Inteligência Emocional e Liderança – Parte 1