dezembro 14, 2023

Qual é a relação entre inteligência emocional e liderança?

Xponent - IE Lideranca Parte 2

Grandes líderes já nascem líderes ou esta habilidade pode ser desenvolvida?

Os líderes podem desenvolver a excelência. E, atualmente, ser um grande líder requer conhecimento, perspicácia e uma série de habilidades interpessoais para motivar seu pessoal, superar desafios e apresentar melhor desempenho. Estas habilidades sociais estão agrupadas sob o leque da inteligência emocional.

As recentes pesquisas realizadas comprovam que os líderes com altos níveis de inteligência emocional podem melhorar o desempenho de suas equipes e aumentar o engajamento dos funcionários. Quanto mais desafiador e rápido for o clima organizacional e empresarial, mais os líderes precisarão recorrer às suas habilidades de inteligência emocional.

 

Os 4 comportamentos que os líderes emocionalmente inteligentes demonstram

Existem 12 competências de inteligência emocional e social que distinguem o desempenho excepcional em diversas funções e organizações, segundo o modelo ESCI (Inventário de Competências Emocionais e Sociais).

Esses são os comportamentos que permitem que as pessoas suportem as pressões de funções desafiadoras, lidem de forma eficaz com as mudanças e negociem as crescentes demandas profissionais. Eles foram agrupadas nas quatro categorias descritas a seguir:

 

1. Autoconsciência emocional

A autoconsciência descreve sua capacidade de reconhecer e entender suas emoções, motivações, pontos fortes e fracos. Ela permite que você mantenha esforços positivos ao longo do tempo, apesar dos contratempos. A autoconsciência emocional é competência que engloba essas habilidades. Esta é a base das demais competências e a prática de mindfulness é uma das abordagens essenciais para nos ajudar na autoconsciência e no autogerenciamento, que veremos a seguir.

  • Autogerenciamento

Este comportamento descreve como você gerencia a sua experiência interna (pensamentos, emoções, percepções) e o seu comportamento (resposta aos gatilhos) com foco e controle. Abrange quatro competências:

  • Autocontrole emocional — como você gerencia emoções e impulsos, mantendo a eficácia, mesmo em condições estressantes ou hostis.
  • Orientação para resultados — mede o quanto você se esforça para atender ou exceder um padrão de excelência. As pessoas com uma forte orientação para a resultados sempre procuram maneiras de fazer as coisas melhor, estabelecem metas desafiadoras e assumem riscos calculados.
  • Uma perspectiva positiva significa que você é capaz de ver o melhor nas pessoas, situações e eventos e de perseguir metas apesar dos obstáculos e contratempos.
  • Adaptabilidade é a flexibilidade com a qual você lida com mudanças, faz malabarismos com várias demandas e adapta suas ideias e abordagens às condições variáveis.

 

3. Consciência Social

A consciência social abrange duas competências que o ajudam a reconhecer e compreender as emoções das outras pessoas.

  • Empatia é a sua capacidade de perceber os sentimentos e as perspectivas dos outros, interessar-se ativamente por suas preocupações e captar sinais sobre o que eles estão sentindo e pensando.
  • Consciência organizacional é a sua capacidade de ler as correntes emocionais e as relações de poder de um grupo, identificando influenciadores, redes e dinâmicas.

 

4. Gerenciamento de Relacionamentos

As cinco competências de gerenciamento de relacionamento afetam como motivamos os outros a trabalhar. Elas revelam como aplicamos nossa compreensão emocional em nossas relações com os outros.

  • Influência é a capacidade de influenciar positivamente os outros e obter seu apoio, persuadindo-os ou convencendo-os.
  • Coaching e mentoring estão relacionadas com a capacidade de dar feedback construtivo e apoio que promovam o aprendizado ou o desenvolvimento de longo prazo de outras pessoas.
  • Gestão de conflitos é capacidade de ajudar os outros a superar situações emocionais ou tensas, expondo as divergências com tato e encontrando soluções que vencedoras para todos.
  • Liderança inspiradora é a sua capacidade de inspirar e orientar indivíduos e grupos a darem o melhor de si para realizarem o trabalho necessário. Motiva a equipe para o esforço extra para alcançar excelência (extra mile).
  • Trabalho em equipe é a sua capacidade de trabalhar com outras pessoas para um objetivo comum. Isso exige que você participe ativamente, compartilhe responsabilidades e recompensas e contribua para a capacidade geral da equipe.

Os líderes com alto grau de inteligência emocional melhoram geralmente o desempenho, a lucratividade e o recrutamento de talentos de suas organizações. E quanto mais competências ESCI os líderes desenvolverem, maior será sua flexibilidade para alternar entre estilos de liderança, de acordo com as circunstâncias.

No próximo artigo da série, abordaremos o impacto da inteligência emocional na liderança. Assine a nossa newsletter para continuar a receber os próximos artigos.

 

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Este é o segundo de uma série de artigos que o ajudarão a entender a inteligência emocional, enfatizando sua importância na liderança.

Inteligência Emocional e Liderança – Parte 1

 

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