janeiro 16, 2024

Janeiro Branco: Saúde Mental

Equipe feliz

O que é o Janeiro Branco

O Janeiro Branco é uma campanha nacional para conscientizar a população sobre a importância da saúde mental. O branco sugere oportunidade de escrever uma nova história, como em uma página em branco, priorizando o cuidado com o bem-estar mental. Além disso, o movimento destaca a necessidade de desconstruir tabus relacionados à saúde emocional.

A intenção do Janeiro Branco é promover um ambiente acolhedor em que as pessoas se sintam à vontade para expressar suas emoções e buscar apoio quando necessário. Em 2024, o lema do Janeiro Branco é: “Saúde mental enquanto há tempo”, reforçando a necessidade do cuidado com esse tema.

A importância do Janeiro Branco nas Organizações

A saúde mental dos colaboradores deve ser uma prioridade para as organizações, pois o bem-estar geral das equipes é, além de um compromisso ético, fundamental para metas e resultados. Algumas estatísticas que reforçam isso são:

  • Funcionários saudáveis são mais 31% mais produtivos e engajados para contribuírem de maneira efetiva com o negócio, segundo um estudo da Universidade da Califórnia;
  • Promovera saúde mental nas empresas também está relacionado à prevenção de doenças, redução do absenteísmo em 20% e aumento da satisfação no trabalho, de acordo com a Kenoby.

Além disso, existem algumas prioridades. O Ministério da Saúde (MS) publicou uma atualização na lista de enfermidades relacionadas ao trabalho. No documento foram incluídas 165 novas patologias, como síndrome de burnout, ansiedade e depressão, entre outras.

Sugestão de Temas de Saúde Mental para Levar para sua Empresa

Segurança Psicológica

Para colocar em prática as ações de Janeiro Branco nas empresas, o primeiro passo é criar um ambiente no qual os colaboradores se sintam seguros para expressar suas ideias, opiniões, preocupações e até mesmo cometer erros sem medo de retaliação ou críticas negativas.

Uma cultura organizacional que promove a segurança psicológica reconhece a importância da saúde mental dos funcionários e procura criar um ambiente onde eles se sintam apoiados, respeitados e valorizados.

Conscientização dos Líderes

A forma de liderar uma equipe é fundamental para o bem-estar e desempenho de uma equipe.

Contar com líderes empáticos que entendem a importância dos cuidados com a saúde mental também é muito importante para garantir um ambiente de trabalho saudável.

A prática de mindfulness na liderança, também conhecida como liderança consciente, é uma das formas de aperfeiçoar estas habilidades necessárias.

Cultura Empresarial e Programas de Bem-Estar

Os líderes têm o poder de moldar a cultura do local de trabalho e isso começa com a escuta. Ao promover uma cultura em que os membros da equipe se sintam à vontade para compartilhar seus problemas de saúde mental, os líderes podem tomar medidas significativas para criar um ambiente de apoio. Desenvolver as habilidades para ouvir com empatia e agir com compaixão, garante que a saúde mental seja tão valorizada quanto a saúde física dentro da organização.

Uma cultura de apoio à saúde mental não acontece rapidamente. Ela exige compromisso e esforço contínuo de cima para baixo. Os líderes precisam ser catalisadores da mudança, a serem aqueles que normalizam as discussões sobre saúde mental e a serem os guardiões do santuário mental de sua equipe, apoiando, desenvolvendo e se engajando nos programas de bem-estar corporativos.

Clube do Livro

Incentivar a leitura em conjunto do livro “Você Aguenta ser Feliz? Como cuidar da saúde mental e física para ter qualidade de vida”. Assim o grupo pode se apoiar em busca de um bem-estar genuíno. Como diz o ditado, sozinho se vai mais rápido, juntos se vai mais longe.

Este livro é uma grande inspiração para desenvolvermos os hábitos necessários de autocuidado para ter uma excelente saúde mental e física: esportes, alimentação equilibrada, controle do peso, reduzir e eliminar vícios (álcool, drogas, mídias sociais, etc.), meditação, família e amigos, espiritualidade, terapia

Palestras sobre Bem-Estar e Alto Desempenho

Ofereça ao seu time uma oportunidade de ouvir e conversar sobre o tema. A maior barreira da saúde mental nas organizações ainda é o estigma em se falar sobre burnout, ansiedade, depressão, vícios. As práticas de mindfulness, inteligência emocional, liderança consciente, conversas ativas e escutas empáticas podem contribuir positivamente no alcance do equilíbrio e bem-estar no ambiente de trabalho.

 

Entre em contato, vamos conversar em como levar estes temas para sua empresa?

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Posts Relacionados