O clima e a cultura de trabalho adequados impulsionam o desempenho dos funcionários. Os ambientes que melhor promovem o desempenho têm seis características em comum relacionados à inteligência emocional da liderança:
- Os funcionários sabem o que seus gerentes esperam deles e como eles contribuem para as metas gerais.
- Os funcionários têm metas desafiadoras, mas atingíveis.
- A empresa aceita ideias novas.
- A empresa dá autonomia às pessoas para fazerem seu trabalho e as responsabiliza.
- Os líderes reconhecem o bom desempenho e mostram a seus funcionários como melhorar.
- As pessoas têm orgulho de pertencer à equipe e trabalham juntas em prol de um objetivo comum.
Como podemos perceber, os líderes têm um efeito profundo no ambiente de seus funcionários e, portanto, na motivação deles. Os líderes que são mais eficazes na criação desse clima são adeptos do uso de diferentes estilos de liderança, conforme a situação.
Estilos de Liderança
- Visionário: Oferece direção e contexto de longo prazo
- Participativo: Cria compromisso e gera novas ideias
- Coach: Apoio ao desenvolvimento de longo prazo
- Associativo: Cria confiança e harmonia
- Modelador: Realização de tarefas com altos padrões
- Diretivo: Obtenção de conformidade imediata
Desses, os estilos Visionário, Participativo e de Coach são os melhores para trabalhar com metas de longo prazo. Eles se concentram em criar o engajamento dos funcionários e desenvolver os membros da equipe para que eles possam apresentar resultados. O estilo Associativo forma uma base sólida para relacionamentos de trabalho de longo prazo. Por outro lado, os estilos Diretivo e de Modelador servem melhor aos líderes quando eles precisam resolver problemas de curto prazo, como funcionários que não estão fazendo seu trabalho ou não estão atendendo às expectativas. O uso prolongado desses estilos de curto prazo pode prejudicar o clima da equipe.
Muitas destas competências de IE estão correlacionadas com os seis estilos de liderança e com os climas que impulsionam o desempenho da equipe. A boa notícia é que os líderes atuais e futuros podem seguir cinco passos para desenvolver suas competências de inteligência emocional e maximizar sua eficácia.
Competências de Inteligência Emocional
Quanto mais competências de IE você desenvolver, mais flexível será sua mobilidade entre os estilos de liderança.
- Você pode otimizar seu estilo de liderança desenvolvendo competências emocionais e sociais específicas
- Líderes emocionalmente inteligentes criam climas de trabalho que fortalecem o desempenho dos funcionários
- Como os membros da equipe vivenciam a inteligência emocional de seus líderes é fundamental
- Os líderes devem desenvolver competências emocionais e sociais para melhorar o envolvimento de sua equipe
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